NOS PASSADOS DIAS 4, 5 E 6 DE AGOSTO DE 2012, TIVERAM LUGAR EM MIDÕES GRANDIOSAS FESTAS EM HONRA DE NOSSA SENHORA DAS NEVES

Apesar de nesse fim de semana haver outras festas nos arredores, as festividades em honra da nossa padroeira, às quais não assistia há anos, revestiram-se de brilho, animação e algumas surpresas. Tendo em mente e recordando as festas  de há décadas atrás, pude comprovar uma vez mais como é bom conviver com familiares, conterrâneos e amigos neste ambiente paradisíaco da aldeia onde passei a infância e parte da juventude.
Com uma semana de antecedência, já tinha havido o tradicional jogo da pina, cujos troféus só agora foram atribuídos. Mas a partir de sábado, dia 4, é que o programa, profusamente divulgado e, segundo ouvi dizer, um dos melhores, senão o melhor das pequenas aldeias do concelho de Valpaços, passou a ser integralmente cumprido. Habituados a vermos planos e promessas adiadas ou para inglês ver, comprovámos que na festa de Midões além de rigor, grande organização e cumprimento do que fora anunciado, houve ainda uma mão cheia de surpresas extra só do conhecimento dos mordomos: como a atribuição de medalhas a título póstumo aos tocadores de concertina da terra, Manuel Alves, Mário Moutinho Barreira e Domingos Moutinho Alves.
As festividades religiosas, com destaque para a santa missa, cumprimento de promessas e procissão, revestiram-se de uma sumptuosidade digna de nota. Os jogos tradicionais,  além de muito participados, obrigaram os mordomos a angariar e adquirir variados troféus, onde além de taças, objetos de arte, plasma de tv, presuntos, cordeiro, etc., a Comissão Organizadora acrescentou à última hora, para quem veio À PROCURA DE ALGO, a possibilidade de adquirir 1 exemplar de cada um dos 10 títulos da série OS PRIMOS da autora Mafalda Moutinho. Apesar de residir em Milão-Itália, esta jovem escritora, filha e neta de naturais de Midões, e cujo último livro A MENSAGEM SECRETA DE LISBOA, editado em Junho último está entre os 4 mais vendidos nas livrarias FNAC e EL CORTE INGLÉS de Lisboa, não esquece as suas origens transmontanas.
Embora viva na Itália e viaje muito pelo país e estrangeiro, a cada passo relembra o ambiente da nossa aldeia onde veio já algumas vezes e onde situa o episódio do peru que descreve logo no seu primeiro livro: O SEGREDO DO MAPA EGÍPCIO (editado em 2003 e que já vai na 8ª edição). Os adolescentes, jovens e adultos que tiverem gosto pela leitura e façam uso da internet, podem consultar o site www.osprimos.com para  melhor conhecerem e apreciarem o trabalho que vem realizando.
A banda de música, os conjuntos, as concertinas e outros meios artísticos animaram as tardes e noites de sábado, domingo e segunda nas quais houve também momentos de animação muito altos sobretudo quando estralejaram no ar girândolas de foguetes. Maior admiração houve ainda quando apareceu de súbito num quintal próximo a capela com a imagem de Nª Sra das Neves. Ficando a aldeia de Midões situada na planície e encostas de um vale, como no céu pairava a lua cheia, quem das casas alpendradas nas colinas via as lágrimas dos foguetes aproximarem-se das estrelas, pode muito bem dizer que ali o fogo de artifício oferece encantos nunca vistos nem imaginados.



Comentários